A educação é comprovadamente um fator de progresso económico, social e ambiental sendo imprescindível garantir um investimento adequado nas Escolas, nomeadamente no que respeita aos profissionais da educação.
Importa que a tutela e as comunidades educativas fomentem a confiança, a valorização e o reconhecimento do prestígio dos professores, dos técnicos especializados e do pessoal de apoio educativo por forma a atingir ganhos no desempenho dos alunos e a evitar que cada vez maior número de pessoas abandone a profissão e que cada vez menos pessoas a procurem.
A valorização da profissão docente exige a resolução dos problemas que separam a tutela e os sindicatos, fundamentais para fortalecer a atratividade da profissão e para que a estabilidade volte às escolas, onde é realizado diariamente um trabalho de muita qualidade.
A Esperança que o próximo ministro da educação seja capaz e com vontade política de liderar a implementação de medidas concretas e eficazes para resolver os problemas existentes é um elemento fundamental.