AVISO

Esta candidatura e campanha eleitoral são puramente fictícias, tratando-se de uma Ação Sindical da Federação Nacional da Educação – FNE para chamar a atenção para a importância da Educação.

A protagonista “Maria Esperança Portugal” é uma figura imaginária/virtual, sem capacidade eleitoral ativa ou passiva.


Comissão Nacional de Eleições – CNE

A Federação Nacional da Educação – FNE, enviou através de carta registada, um ofício dirigido ao Senhor Presidente da Comissão Nacional de Eleições, com o seguinte teor:

A Federação Nacional de Educação (comumente conhecida por FNE) é uma associação sindical constituída por sindicatos de professores e de outros trabalhadores, que exercem a sua atividade profissional no sector da educação, da investigação científica e cultural e da formação profissional, que nela livremente se filiem.

A FNE tem como primeiro objetivo da sua luta a melhoria da qualidade da Educação em Portugal, que passa, necessariamente, pela dignificação da profissão docente e da dos técnicos superiores, assistentes técnicos e assistentes operacionais. Com este intuito e na expressão máxima da liberdade e respeito democrático que rege os seus princípios, a FNE desenvolveu uma iniciativa no âmbito do plano de ação sindical que irá ser promovida publicamente nos próximos dias e que se consubstancia na apresentação de uma candidatura virtual e fictícia de Maria Esperança Portugal às próximas eleições legislativas.

Maria Esperança Portugal é uma mera representação virtual, e por isso irreal enquanto ser humano, tendo sido criada através de Inteligência Artificial. Não é, assim, detentora de personalidade jurídica e consequentemente não detém capacidade eleitoral ativa ou passiva.

A candidatura fictícia de Maria Esperança Portugal é uma forma de chamar a atenção para a importância da Educação e de exigir que o próximo Governo tome medidas para melhorar a qualidade da Educação em Portugal. O seu nome carrega consigo a esperança de um futuro melhor para a Educação em Portugal. A apresentação fictícia de Maria Esperança Portugal é uma campanha pela Educação, para que todas as crianças e jovens possam ter acesso a uma educação de qualidade, que lhes permita desenvolver todo o seu potencial.

A FNE acredita que a Educação é o pilar de uma sociedade mais justa e informada. É por isso que, há anos, tem vindo a reivindicar melhores condições de trabalho para os profissionais da educação, melhores recursos para as escolas e uma reforma do sistema educativo que responda às necessidades do século XXI.

Tendo em conta o arrojado conteúdo da Ação Sindical da apresentação da candidatura e campanha eleitoral fictícia de Maria Esperança Portugal às eleições legislativas, a FNE entendeu promover esta comunicação antecipadamente a Sua Ex.ª por dever de cordialidade e respeito pelas relações institucionais, salientando o elevado respeito que tem pelo Ato Eleitoral.

A Ação Sindical “Apresentação de candidatura e campanha eleitoral por Maria Esperança Portugal” está inequívoca e explicitamente identificada como fictícia em todos os meios que a divulgam, sendo nosso primordial cuidado que esta advertência seja imediatamente apreendida pelo recetor da mensagem. Todo o conteúdo da Ação Sindical aqui apresentada, bem como os desenvolvimentos desta poderão ser consultados por Sua Ex.ª através do endereço eletrónico em https://mariaesperancaportugal.pt/, onde poderá assegurar-se do cumprimento do que nesta missiva reproduzimos.