Educação de qualidade para todos
A educação de qualidade é fundamental para qualquer cidadão.
É um direito humano fundamental e um bem público. É por isso que o governo tem de ser responsabilizado pela concretização deste direito.
É preciso garantir que todas as crianças e estudantes tenham acesso a uma educação gratuita de alta qualidade, adaptada às suas necessidades seja qual for a sua origem socioeconómica.
Devemos defender uma educação de qualidade para todos os alunos e adultos, tanto em termos de resultados de aprendizagem, como em termos do pleno desenvolvimento de cada indivíduo e da sua contribuição para uma sociedade democrática.
Investir na Educação através de uma distribuição adequada de fundos públicos tem por objetivo o crescimento económico e a coesão social. Para este efeito, é condição fundamental a garantia de um financiamento sustentável para a formação inicial e para a formação contínua de Educadores e Professores e de todos os Funcionários das escolas ao longo de todas as suas carreiras, para se poder garantir uma educação moderna e inovadora, capaz de responder às necessidades dos alunos num mundo em rápida mudança. Dar autonomia aos Educadores e Professores e outros Funcionários da educação para gerirem a diversidade é essencial para uma sociedade próspera e dinâmica.