Promoção da cidadania democrática e da inclusão

Promoção da cidadania democrática e da inclusão

Nos últimos anos, os atentados terroristas, as guerras, a radicalização ideológica, o extremismo e a xenofobia multiplicaram-se e representam uma ameaça, não só para a segurança dos seus cidadãos, como também para os valores fundamentais da:

Liberdade;
Democracia;
Tolerância;
Igualdade;
Não Discriminação;
Respeito pela Legalidade;
Direitos Humanos
e a Solidariedade.

Neste contexto, o papel da Educação, dos Professores e dos outros profissionais da educação é crucial para promover a cidadania democrática e a inclusão social em diversificados contextos e ambientes educacionais e de aprendizagem.

O governo não conseguiu criar procedimentos de acolhimento eficazes para os alunos provenientes de outros países. É deixada aos Professores e ao Pessoal de Apoio Educativo a responsabilidade de responderem a estes desafios sem o apoio educacional, financeiro ou administrativo e o apoio de longo prazo de que necessitam e a que têm direito.

É imprescindível o financiamento e apoio consistente para Professores e outro pessoal de educação nas áreas da democracia, dos direitos humanos, dos valores universais e da cidadania, para poderem responder de uma forma competente às necessidades dos seus alunos.